Três tipos de Nobreaks – Qual o ideal para você?

Filtro de linha, estabilizador ou nobreak – Qual usar?
setembro 12, 2018
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BATERIAS DE NOBREAKS?
setembro 18, 2018

Três tipos de Nobreaks – Qual o ideal para você?

A função básica de qualquer nobreak é manter o funcionamento de aparelhos eletrônicos e maquinas em caso de falta de energia, permitindo que você tenha algum tempo para terminar o que está fazendo e evitando perda de dados.

Existem vários tipos de Nobreaks. Os mais comuns no mercado são os offline e os line-interactive. Existem alguns Nobreaks online, geralmente destinados ao uso industrial ou em data- centers, além dos line-boost, que incorporam uma espécie de estabilizador interno. Apresentaremos para vocês agora três tipos de Nobreaks de forma mais especifica:

 

1- NOBREAK OFF-LINE OU STANDBY:

É um modelo básico e seu inversor permanece desligado durante o funcionamento normal da energia e quando há uma queda de energia elétrica, ele utiliza sua bateria previamente carregada para continuar fornecendo alimentação aos equipamentos a ele conectados por um tempo, possui tempo de transferência que geralmente é de milissegundos, tempo necessário para acionar o inversor. Pode ou não conter medidas de proteção contra surtos. É mais indicado para residências, comércios e escritórios com equipamentos de pequeno porte, são modelos geralmente compactos.

 

2- NOBREAK INTERATIVO:

Eles também são caracterizados por apresentarem em modo rede a frequência na saída igual à da rede elétrica, porém eles possuem um estabilizador interno.  A tensão de saída é corrigida para um valor seguro caso a tensão de entrada varie para valores que possam prejudicar os equipamentos conectados.

Em outras palavras, entre a entrada e a saída do produto, têm-se um estabilizador baseado em transformador responsável pela correção da tensão de saída. Na falta da rede elétrica ou tensão ou frequência fora dos níveis seguros especificados o inversor entra em operação alimentando os equipamentos.

 

3- NOBREAK ON-LINE:

O inversor sempre permanece ativo, portanto não têm tempo de transferência, apenas passando a usar a energia das baterias durante períodos de falta de energia ou problemas na rede, como tensões muito altas ou muito baixas. Como faz dupla conversão ele sempre gera uma onda senoidal de saída perfeita independente de como a onda está na entrada. Seu uso é mais recomendado em aparelhos muito sensíveis ou que necessitam de energia contínua e ininterrupta, como equipamentos hospitalares, data centers, indústrias e servidores de rede.

Os Nobreaks podem ser projetados para operação em modo bateria com dois tipos de formas de onda da tensão de saída: a forma de onda senoidal pura (igual à forma de onda da tensão da rede elétrica) e a forma de onda senoidal por aproximação (retangular PWM).

 

Os Nobreaks com forma de onda senoidal por aproximação têm menor custo e são recomendados para aplicações de baixa potência como roteadores, TVs, computadores, consoles, equipamentos para pontos de venda e outros eletrônicos para residências e pequenos escritórios.

 

Os Nobreaks com forma de onda senoidal pura, pela tecnologia, são de custo mais elevado e recomendados para aplicações em equipamentos de maior potência e mais sensíveis (como por exemplo aqueles com fonte com PFC), servidores, pequenos ambientes de TI e data- centers.

 

Com essas dicas ficará bem mais fácil para você escolher o nobreak ideal. E, caso você tenha alguma dúvida, pode ligar para o nosso comercial através do número 0800 883 0410 ou clicar aqui para mandar uma mensagem.

Os comentários estão encerrados.