Energia e Tecnologia: eficiência na era da Internet das Coisas
abril 13, 2018
10 MOTIVOS PARA COMPRAR UM NOBREAK
abril 18, 2018

Saiba o que é um nobreak, quais as funções e porque vale à pena ter um

Nobreak

É difícil imaginar viver nos dias de hoje sem energia, não é mesmo? Seja para sua casa, na sua empresa ou na hora do lazer, a energia elétrica é essencial.  E quando a energia acaba, seja por causa de tempestades, surtos elétricos ou oscilações de tensão, comprometem o funcionamento de diversos equipamentos. O nobreak é ideal para proteger máquinas e equipamentos eletrônicos desses problemas.

Um nobreak, também conhecido como UPS ou Fonte de Energia Ininterrupta, tem duas funções principais: condicionar energia e oferecer autonomia aos aparelhos eletrônicos, para que funcionem mesmo sem fornecimento de energia.

O uso dos nobreaks, além de evitar que os aparelhos eletrônicos sejam danificados, permite que o usuário tenha um determinado tempo. Seja para salvar seus documentos no computador e/ou terminar o que estava fazendo, até a possibilidade de manter o funcionamento das cargas por horas, através da implementação de bancos de baterias. Quanto  maior for a quantidade e capacidade  das baterias do nobreak, maior será o tempo de autonomia oferecido.

Diferentemente dos geradores, que demoram um certo tempo para que seu motor seja acionado quando falta energia, os nobreaks online não oferecem nenhuma pausa no fornecimento da energia. Portanto, os nobreaks são mais eficientes para evitar danos ou prejuízo da vida útil de produtos eletroeletrônicos de maneira geral. Além disso, são uma solução mais compacta e de fácil instalação quando comparados a geradores. 

 

“Proteção contra a oscilação de eletricidade é muito importante, a energia instável causa danos  resultando em falhas  prematuras e problemas nos equipamentos.”

 

Aplicações do nobreak

A utilização de um nobreak é diversa. Podendo ser usado desde portões eletrônicos e sistemas de segurança até em equipamentos de bancários e hospitalares ou callcenters, entre outras aplicações que precisam de máxima confiabilidade e qualidade na alimentação de energia.

Porém, seu uso não está limitado somente para esse tipo de sistema. Existem equipamentos que são projetados para a utilização em residências e pequenos escritórios, empresas de comércio e serviços, sistemas externos (como semáforos) e órgãos governamentais.

 

 

Existem, basicamente, três modelos de nobreaks: os Stanby (Offline), o de Linha-Interativa e o Online.

O Stanby ou Offline é o mais básico. Seu inversor permanece desligado durante o funcionamento normal da energia e quando há uma queda de energia elétrica, ele utiliza sua bateria previamente carregada para continuar fornecendo alimentação aos equipamentos a ele conectado. Possui tempo de transferência que geralmente é de milissegundos, tempo necessário para acionar o inversor. É mais indicado para residências.

O de Linha-Interativa é bem semelhante ao offline, mas conta com um diferencial. Estabiliza a tensão antes de distribuí-la para os aparelhos a ele conectados. Também tem tempo de transferência e são indicados para PCs e equipamentos de importância.

No nobreak online o inversor sempre permanece ativo. Portanto não tem tempo de transferência. Como faz dupla conversão ele sempre gera uma onda senoidal de saída perfeita independente de como a onda está na entrada. Seu uso é mais recomendado em aparelhos muito sensíveis ou que necessitam de energia contínua e ininterrupta, como equipamentos hospitalares, data centers, indústrias e servidores de rede.

 

Cabe ao usuário ponderar em qual aplicação deseja utilizar o nobreak, sua potência e autonomia necessárias, antes de realizar a compra. Clique aqui e conheça o nobreak da Nobreak do Brasil.

 

 

Os comentários estão encerrados.