Elementos fundamentais para escolha de nobreaks industriais 
fevereiro 26, 2018
5 passos para dimensionar o nobreak ideal para a sua necessidade
março 12, 2018

Filtro de Linha, Estabilizador ou Nobreak – Qual a proteção ideal?

Para que o consumidor tenha acesso a energia quando aciona um interruptor ou conecta um eletrônico na tomada é necessário um longo processo que passa por centenas de centrais geradoras, linhas de transmissão, subestações, linhas e transformadores de distribuição, todos operando ao mesmo tempo e em sincronia.

Além disso, a produção de energia e o seu consumo acontecem em tempo real, o que requer um ajuste continuo dos sistemas elétricos para se adequarem as oscilações no consumo de energia, buscando evitar desequilíbrios.

Isso quer dizer que tantos as oscilações no consumo quanto qualquer problema nas instalações do consumidor ou no fornecimento de energia da concessionária (geração à distribuição) pode resultar em falhas ou má operação nos equipamentos eletrônicos até queima dos aparelhos, choques elétricos e blackouts (apagões).

O que nos leva a concluir que estamos diariamente susceptíveis aos riscos e prejuízos relacionados aos distúrbios que afetam a qualidade da rede elétrica.

 

Os filtros de linha, estabilizadores e nobreaks são equipamentos que servem para protegerem os eletrônicos desses distúrbios.  Que eles são essenciais para nos prevenirmos dos inevitáveis problemas elétricos e seus prejuízos, já é compreendido.

Mas você sabe qual é o ideal para sua necessidade? Confira as principais diferenças entre eles:

 

– Filtros de linha: protegem os equipamentos contra surtos de tensão, curto-circuitos, ruídos e descargas da rede elétrica. Evitam apenas a queima dos seus eletrônicos.

 

– Estabilizadores: além de executarem a mesma função dos filtros de linha, esses dispositivos ainda estabilizam a tensão da rede elétrica, protegendo contra sobretensão, subtensão e sobrecarga, o que evita o mau funcionamento e aumenta a vida útil dos eletrônicos.

 

– Nobreaks: fornecem a proteção mais completa, pois além de estabilizarem a tensão e terem filtro de linha interno, eles contam também com baterias internas, o que assegura a continuidade no fornecimento de energia aos eletrônicos conectados em casos de apagão (blackout). Ou seja, além de proteger os seus equipamentos, o nobreak também protege seus dados e garante que você continue conectado quando a energia acaba.

 

Agora que você já sabe qual o dispositivo mais adequado para você, visite Nobreak do Brasil para conhecer mais vantagens que nossos UPS oferecem.

Os comentários estão encerrados.