Qual melhor maneira de manter um sistema elétrico?
março 14, 2018
Quais os tipos de nobreaks existentes no mercado?
março 19, 2018

A IMPORTÂNCIA DO NOBREAK PARA OS SISTEMAS ELETRÔNICOS

Há tempos a energia elétrica oferecida pelas concessionárias do mundo inteiro não atendem as necessidades dos consumidores. As inúmeras melhorias do sistema elétrico não acompanharam os avanços e as exigências do mercado consumidor.

No passado, as interrupções momentâneas de energia não causavam tantos danos ao processo produtivo pela pequena quantidade de equipamentos instalados. Uma época em que a energia era ruim e não atendia a todos. A ausência da energia era constante, mas em quase nada atrapalhava.

Atualmente esse quadro mudou, a energia elétrica das concessionárias possui poucas interrupções de fornecimento e quando ocorrem, em 90% dos casos, encontram-se dentro da faixa de 0 a 5 minutos. A qualidade da energia também melhorou muito, inclusive no tocante ao percentual de variação máxima e mínima que fica abaixo dos 15% na grande maioria dos consumidores.

O grande problema enfrentado atualmente são os piques momentâneos ou os ruídos provenientes de desligamento e religamento de cargas no sistema. Essas interrupções acontecem o tempo todo e são imperceptíveis à sensibilidade humana, pois, ocorrem na faixa de milésimos de segundo. Mesmo imperceptíveis a olho nu, afetam a produtividade da indústria, comércio e a vida dos usuários domésticos que possuem cada vez mais equipamentos eletroeletrônicos com processamento inteligente.

O avanço tecnológico e a expansão mercadológica dos equipamentos micro processados ou informatizados crescem de forma exponencial, enquanto a expansão e a melhoria do sistema de energia elétrica crescem de forma gradativa.

Nos últimos 20 anos, a evolução dos processos produtivos e a consequente automação da indústria, do comércio e dos lares, exigiram um avanço do sistema energético mundial nunca visto antes.

Quanto mais avançado, moderno e inteligente for um produto, mais sensível ele será com relação à qualidade da energia elétrica, pois, a velocidade de processamento será cada vez maior, fazendo com que um simples ruído ou interrupção, ainda que momentânea, atrapalhe a leitura, o armazenamento e o processamento de milhões de bits.

Nesse novo cenário, todos os equipamentos eletroeletrônicos estão se transformando em produtos informatizados, inteligentes, com capacidade ou interface para se comunicar facilmente com o homem, com outra máquina ou com a grande rede mundial de computadores. Estes equipamentos encontram-se na indústria, nos hospitais, no comércio, nas escolas, nos bancos, nas faculdades, na zona rural, nos lares…, são os computadores, as impressoras gráficas, os projetores de imagem, os analisadores de leite, os aparelhos de ultrassonografia, as faculdades à distância…

Não há mais horário de funcionamento definido, nem dia, nem noite, nem feriado. Em todo momento, em todos os lugares, existirão milhões de pessoas trabalhando, divertindo, pesquisando, enviando e recebendo dados, dinheiro e relatórios.

O Mundo não para mais… e tudo isso precisa de energia para funcionar!

E mais, precisa de energia de qualidade e ininterrupta…, precisa de nobreak.

Não ouse ficar sem um conheça os UPS da Nobreak do Brasil.

Os comentários estão encerrados.